A popularização dos cosméticos só aconteceu no século XX, com os avanços da indústria química fina. Em Paris, nos anos 20, o batom ganhou status. Pela primeira vez na história da Cosmética, um produto desse tipo é fabricado em tubo e distribuído em cartucho. O sucesso foi estrondoso e na década de 30 os estojos despontaram no mercado norte-americano.
Com a evolução da moda em geral, a maquiagem foi consagrada como parte fundamental desse universo, o que estimulou a pesquisa de novos produtos e o desenvolvimento da indústria de fabricação de cosméticos. A produção em massa acontece nos anos 60 e, com ela, o consumo deslancha. Daí em diante, a maquiagem passa a ser um item de consumo acessível ao grande público feminino.
Hoje as marcas de cosméticos fazem parte do cotidiano das mulheres. Elas têm a sua disposição produtos de várias qualidades, cores e preços que atendem ao gosto e poder aquisitivo de cada uma.
MAQUILAGEM OU MAQUIAGEM?
Maquilagem é a tradução em português da palavra francesa "maquillage". Com o tempo a palavra foi abrasileirada e virou maquiagem. As duas expressões estão corretas e têm o mesmo significado, a utilização de uma ou de outra fica a critério do profissional, pois as duas consta nos dicionários de língua portuguesa. No dia-a-dia o mais comum é dizer maquiagem, pois o termo maquilagem tornou-se antiquado e dificilmente é encontrado na mídia.
MAQUIAGEM PRA QUE?
A maquiagem, além de embelezar, é também uma poderosa ferramenta que deve ser utilizada para consolidar o estilo pessoal de cada um, seja ele qual for. Através de técnicas correção e realce, é possível enfatizar o que a pessoa mais gosta em seu rosto e disfarçar o que a incomoda. Há infinitas possibilidades, de acordo com o desejo da cliente.
O importante é que a maquiagem esteja sintonizada com o comportamento do indivíduo, para reforçar a personalidade ou atitude que ele quer ter em determinada ocasião. O que está do lado de fora (cabelo, roupas, acessórios, maquiagem) deve revelar a personalidade da pessoa. É essa sintonia que vai gerar harmonia visual e, conseqüentemente, auto-estima.
Hoje, uma das maiores dificuldades que encontram os maquiadores é o medo das clientes em relação às maquiagens muito carregadas. Não deixe que isso iniba seu trabalho. Tente obter da cliente o máximo de informações sobre o evento para o qual ela está se produzindo, sua roupa e sua personalidade. Depois procure ganhar sua confiança, mostrando a ela que fará um trabalho que irá valorizar sua beleza. Esclareça o serviço que irá executar e explique o porquê de estar aplicando o determinado tipo de maquiagem.
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