Quem sou eu

Minha foto
Eu me chamo Kelly Cristina, sempre gostei de tudo que envolve moda, arte e beleza... Foi assim que decidi fazer curso de cabeleireiro, após concluir o curso comecei também o de maquiagem... sem dúvida me apaixonei mais ainda... Toda vez que faço uma maquiagem me orgulho com o resultado, pois me dedico muito e sempre gosto de ver minhas clientes com a auto-estima elevada. Afinal, toda mulher adora se sentir bem e linda... A maquiagem é uma das formas mais poderosas de revelar o Feminino. Esse universo forte e delicado ao mesmo tempo. Nesta arte não existe fórmula. Existe, sim, identidade. A cor do batom, o traçado dos olhos, a intensidade do blush... A combinação de todos esses elementos tem uma única finalidade: mostrar ao mundo, afinal, a beleza que existe em você.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PRODUTOS E EQUIPAMENTOS

Como em qualquer atividade, o ambiente e equipamento de trabalho são fundamentais para o bom desenvolvimento profissional. No caso do maquiador, vários elementos vão envolver o seu processo de trabalho. Vejamos como deverá ser o ambiente e quais são os equipamentos necessários:





Sentado ou em pé?


Dificilmente o maquiador decidirá trabalhar sentado, já que vai precisar estar fazendo vários movimentos com mãos e braços para desenvolver o seu trabalho. Entretanto, se decidir fazer o trabalho sentado, deverá fazer em uma cadeira giratória alta, de modo a alcançar o rosto da cliente.



Conhecendo equipamentos e produtos



Os equipamentos do maquiador são suas ferramentas de trabalho. É fundamental para uma maquiagem bem feita que eles estejam em perfeitas condições de uso e de limpeza. Por isso tenha especial atenção com sua manutenção e armazenamento.



É muito importante conhecer a função dos produtos que farão parte do seu universo de trabalho. Vejamos cada um deles a seguir.


O Corretivo

Serve para disfarçar os traços negativos, através dos tons "claro-escuro". Em princípio, você clareia o que deseja almentar ou realçar e escurece o que deseja disfarçar ou diminuir. As funções fundamentais do corretivo são, portanto:

- Disfarçar olheiras, espinhas, manchas e outras imperfeições.

-Disfarçar formato de nariz grande e rosto comprido ou quadrado.

-Ajudar a fixar a maquiagem na área dos olhos e da boca.

O corretivo pode ser usado antes ou depois da base.

O Pancake

Pancake significa panqueca em português. O produto ganhou esse nome devido ao seu aspecto circular e achatado, semelhante a uma panqueca. O pancake é uma base em pó prensada numa latinha e usado, na maioria das vezes, apenas por profissionais.

É de fundamental importância na preparação da pele, sobretudo nas maquiagens de modelos e atrizes. Sua finalidade é uniformizar o tom da pele, eliminando manchas ou tons diferentes deixados pelo corretivo. Também é importante para diminuir o brilho da pele quando exposta aos refletores.

O pancake não deve ser usado em peles secas e envelhecidas. Ao aplicá-lo em peles com acne, utilize materiais descartáveis como bandaletes de algodão.

A Base

Uniformiza a cor da pele e também auxilia no disfarce de imperfeições. Em sua composição estao presentes pigmentos que refletem a luz de maneira difusa, minimizando as linhas de expressão.

As bases podem ser:

- Líquidas - Cobertura mais suave.

- Cremosas - Cobertura média a espessa.

- Compactadas - Cobertura espessa.

O Pó Facial

Sua textura fina e solta adere à pele, proporcionando um acabamento aveludado e a famosa aparência de pêssego. Serve para fixar a base e iluminar o brilho natural, além de manter a pele hidratada. O pó nunca deverá ser mais escuro que a base, para não manchar a maquiagem. A aplicação do pó facial encerra a fase de modelagem do rosto, dando início à fase dos retoques e coloração.

O Pó Compacto

A principal diferença desse produto em relação ao pó tradicional é a textura mais espessa. A função do pó compacto é fixar a maquiagem, homogeneizando o tom da pele e retirando a oleosidade produzida pela mesma durante o dia. Com o produto, o rosto ganha um toque aveludado e um aspecto uniforme; serve também para, no fim da maquiagem, corrigir as imperfeições e dar aquele retoque final, fundamental para a qualidade do trabalho.

A Sombra

Junto com o batom, tem a importante função de dar vida à maquiagem. Ela realça, dá vida e expressão ao olhar. Além disso, ajuda a disfarçar imperfeições e, em geral, possui grande durabilidade. Os tipos e cores existentes no mercado são inúmeros. No momento de aplicá-la o profissional deverá levar em consideração o gosto da cliente, seu estilo e o lugar para onde vai.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RECONHECENDO E PREPARANDO A PELE


Antes de começar a maquiagem é preciso limpar, tonificar e hidratar o rosto com produtos adequados aos diferentes tipos de pele. A limpeza é o primeiro passo, pois qualquer produto adere muito melhor a sua superfície limpa.

A tonificação remove os últimos vestígios do produto utilizado na limpeza e faz com que os poros dilatados voltem ao tamanho normal. O tonificante é aplicado de forma suave. Seu papel é equilibrr o pH da pele, além de produzir uma agradável sensação de frescor.

Em relação à hidratação, ela também é fundamental nessa rotina de preparação, pois 70% a 80% da pele é composta por água. Por isso é muito importante a ingestão diária de no mínimo 3 litros d'água.


São esses os tipos mais comuns de pele:


- Pele seca

É uma pele fina e opaca, sem brilho. O melhor a fazer é caprichar na hidratação com cremes adequados. Os sabonetes com hidratantes são recomendados para limpeza e os produtos abrasivos, como os esfoliantes, devem ser evitados. O tônico também deve ser dispensado. Para evitar o ressecamento natural que acontece no inverno, intensifique a utilização de fórmulas cremosas nessa estação do ano.


- Pele oleosa

É uma pele que brilha mais devido à intensa produção de oleosidade. Costuma ser mais grossa e resistente. O ideal para esse tipo de pele são produtos sem gordura e que não fechem os poros. Para a limpeza, prefira aqueles que possuam mais elementos detergentes para neutralizar o excesso de óleo. Os esfoliantes, nesse caso, são uma boa opção. Escolha um tônico para peles oleosas e um hidratante em gel.


- Pele mista

Seus pontos oleosos encontram-se na região da testa, do nariz e do queixo, a famosa zona T. Os secos são observados nas maçãs do rosto, em volta dos olhos e no pescoço. Como trata-se de uma pele mista, o ideal é contrabalançar o gel e o creme. Loções leitosas e sabonetes líquidos (com hidratantes) são muito bem vindos, assim como loções hidratantes. A tonificação deve ser realizada apenas na região oleosa.


- Pele normal

É o tipo de pele que apresenta uma textura uniforme, boa elasticidade e poros bem fechados. O nível de água, óleo e sais minerais estão em perfeito equilíbrio, o que faz com que esse tipo de pele seja considerado o mais saudável. Nesse caso, o mais aconselhado são produtos delicados, para peles normais, que cuidem da pele sem interfirir nas perfeitas condições que ela apresenta.


DICAS IMPORTANTES


- Se tiver dificuldade em reconhecer o tipo de pele da cliente, é só fazer o teste do papel. Passe uma folha de papel absorvente no rosto que será maquiado e, de acordo com a oleosidade liberada, você saberá classificá-la.


- Se observar manifestações alérgicas, sugira uma visita ao dermatologista.

CONDUTA PROFISSIONAL


A qualidade do atendimento é hoje o grande diferencial na área de prestação dos serviços. Os clientes estão cada vez mais exigentes. Por isso, procure atender e resolver suas reclamações a fim de assegurar um bom clima relacional. Não discuta um problema ou uma insatisfação, busque a solução. Siga essas dicas:


- Não fale mal de outros profissionais, isso é antiético.

- Cuide de sua aparência, que deve ser limpa, discreta e agradável.

- Não fume quando estiver trabalhando.

- Não pergunte coisas sobre a vida do cliente nem fale de sua vida íntima, lembre-se que esse contato é profissional.

- Adore uma postura positiva diante do trabalho, mantendo um bom nível de relacionamento com seus colegas e com clientes.

- Olhe sempre nos olhos das pessoas, seja cortês e educado utilizando expressões como "por favor", "até logo", "por gentileza", "com licença", "obrigado" etc.

- Seja eficiente e rápido, lembre-se que, na maioria das vezes os clientes têm pressa.

- Trabalhe com espírito de equipe, de acordo com a individualidade de cada um.

- Mantenha a serenidade e o bom senso diante de um cliente nervoso. Você não precisa aceitar uma ofensa, mas também não precisa revidar.

- Valorize seu conhecimento através de seu profissionalismo. Oriente a cliente, mas não interfira em sua escolhas pessoais, como a cor do batom, por exemplo.

Postagens