Antes de começar a maquiagem é preciso limpar, tonificar e hidratar o rosto com produtos adequados aos diferentes tipos de pele. A limpeza é o primeiro passo, pois qualquer produto adere muito melhor a sua superfície limpa.
A tonificação remove os últimos vestígios do produto utilizado na limpeza e faz com que os poros dilatados voltem ao tamanho normal. O tonificante é aplicado de forma suave. Seu papel é equilibrr o pH da pele, além de produzir uma agradável sensação de frescor.
Em relação à hidratação, ela também é fundamental nessa rotina de preparação, pois 70% a 80% da pele é composta por água. Por isso é muito importante a ingestão diária de no mínimo 3 litros d'água.
São esses os tipos mais comuns de pele:
- Pele seca
É uma pele fina e opaca, sem brilho. O melhor a fazer é caprichar na hidratação com cremes adequados. Os sabonetes com hidratantes são recomendados para limpeza e os produtos abrasivos, como os esfoliantes, devem ser evitados. O tônico também deve ser dispensado. Para evitar o ressecamento natural que acontece no inverno, intensifique a utilização de fórmulas cremosas nessa estação do ano.
- Pele oleosa
É uma pele que brilha mais devido à intensa produção de oleosidade. Costuma ser mais grossa e resistente. O ideal para esse tipo de pele são produtos sem gordura e que não fechem os poros. Para a limpeza, prefira aqueles que possuam mais elementos detergentes para neutralizar o excesso de óleo. Os esfoliantes, nesse caso, são uma boa opção. Escolha um tônico para peles oleosas e um hidratante em gel.
- Pele mista
Seus pontos oleosos encontram-se na região da testa, do nariz e do queixo, a famosa zona T. Os secos são observados nas maçãs do rosto, em volta dos olhos e no pescoço. Como trata-se de uma pele mista, o ideal é contrabalançar o gel e o creme. Loções leitosas e sabonetes líquidos (com hidratantes) são muito bem vindos, assim como loções hidratantes. A tonificação deve ser realizada apenas na região oleosa.
- Pele normal
É o tipo de pele que apresenta uma textura uniforme, boa elasticidade e poros bem fechados. O nível de água, óleo e sais minerais estão em perfeito equilíbrio, o que faz com que esse tipo de pele seja considerado o mais saudável. Nesse caso, o mais aconselhado são produtos delicados, para peles normais, que cuidem da pele sem interfirir nas perfeitas condições que ela apresenta.
DICAS IMPORTANTES
- Se tiver dificuldade em reconhecer o tipo de pele da cliente, é só fazer o teste do papel. Passe uma folha de papel absorvente no rosto que será maquiado e, de acordo com a oleosidade liberada, você saberá classificá-la.
- Se observar manifestações alérgicas, sugira uma visita ao dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário