O MAQUIADOR PRECISA TER EXTREMA SENSIBILIDADE AI REALIZAR SEU TRABALHO. ELE DEVE TER SEMPRE EM MENTE QUE CADA UM TEM UMA EXPECTATIVA DIFERENTE EM RELAÇÃO AO SEU PRÓPRIO VISUAL. POR ISSO, PARA SABER INTERPRETAR O DESEJO DE SUA CLIENTE, É PRECISO ESCUTÁ-LA COM ATENÇÃO E OBSERVAR O SEU COMPORTAMENTO.
SE O MAQUIADOR PERCEBER QUE O QUE LHE FOI SOLICITADO NÃO CONDIZ COM O TIPO FÍSICO, A COR, OU A IDADE DA PESSOA, DEVE EXPLICAR ISSO COM MUITA EDUCAÇÃO E FIRMEZA E, IMEDIATAMENTE, SUGERIR UMA ALTERNATIVA QUE VÁ VALORIZAR SEUS TRAÇOS NATURAIS.
AS POSSIBILIDADES DE MAQUIAGEM SÃO INFINITAS, BASTA OBSERVAR OS DESFILES DE MODA E OS ENSAIOS FOTOGRÁFICOS DAS REVISTAS. EXISTEM EXCELENTES PROFISSIONAIS QUE MISTURAM CORES QUE APARENTEMENTE NÃO TEM NADA A VER, BRINCAM COM AS SOBRANCELHAS DAS MODELOS (DEIXANDO-AS FINÍSSIMAS OU SUPER GROSSAS) E FAZEM MUITAS OUTRAS "TRAVESSURAS". MAS PARA TRANSGREDIR AS REGRAS, É PRECISO CONHECÊ-LAS MUITO BEM E TREINAR COM AFINCO.
VISAGISMO
A PALAVRA VEM DO FRANCÊS. "VISAGE" QUER DIZER ROSTO. ENTRETANTO, A ARTE DO VISAGISMO ULTRAPASSA O SIMPLES EMBELEZAMENTO DO ROSTO; ELE TEM UM SIGNIFICADO MUITO MAIS AMPLO E TEM A VER COM A INDIVIDUALIDADE DE CADA CLIENTE. O MAQUIADOR É UM DOS MUITOS PROFISSIONAIS DE BELEZA QUE PRECISAM LEVAR EM CONTA O VISAGISMO NA HORA DE REALIZAR SEU TRABALHO.
O VISAGISMO CONSISTE EM AVALIAR A CLIENTE DE ACORDO COM SEUS TRAÇOS NATURAIS, SEU FORMATO DE ROSTO, SEU TIPO DE CABELO, SUA MANEIRA DE SER, SUA PROFISSÃO, O USO OU NÃO DE ÓCULOS, ETC. TUDO ISSO TEM QUE SER OBSERVADO PELO PROFISSIONAL DE BELEZA PARA QUE ELE POSSA CRIAR UM EQUILIBRIO FACIAL E OS EFEITOS ESTÉTICOS QUE A CLIENTE DESEJA.